Dica 4 – Tijolo refratário – Para que serve, suas vantagens e desvantagens!

O tijolo refratário é muito utilizado em diferentes estruturas de uma casa. Trata-se de uma opção bem interessante para ornamentar lareiras, fogões a lenha, churrasqueiras, entre outros aparatos.

Esse tipo de tijolo possui uma característica bem peculiar, por isso agrada diversas pessoas. Para saber qual é e tudo sobre, acompanhe o post completo com ótimas dicas e informações.

Para que serve o tijolo refratário?

Por que chamamos este modelo de tijolo de refratário? É primordial entender essa característica para entender a usabilidade da peça.

Segundo especialistas, materiais refratários são aqueles que suportam altas temperaturas sem alterar sua estrutura. Ou seja, podem ser expostos a muito calor que permanecem intactos, sem danos a sua resistência, condutividade térmica e elétrica.

Sendo assim, o tijolo refratário é perfeito para a concepção de estruturas expostas à grande temperatura, como churrasqueiras e lareiras, por exemplo. É feito de cerâmica altamente porosa e altamente resistente à transferência de energia.

Onde costuma ser utilizado?

Há várias utilizações para o tijolo refratário, das quais se destacam:

Tijolo refratário para churrasqueira
O uso mais comum do tijolo refratário é em churrasqueiras residenciais. Resiste bastante à transferência de calor e ainda dá um toque diferenciado ao visual do aparato. Indicado para quiosques, varandas, sacadas, áreas gourmet, etc..

Tijolo refratário para lareira
Em lareiras, o tijolo refratário garante que o ambiente esquente rapidamente e que a temperatura se mantenha. Se você pretende fazer uma estrutura dessas, é primordial usar essa peça – seja para sala de casa ou para chalés, hotéis, entre outros locais.

Tijolo refratário para forno
Este tipo de tijolo é amplamente utilizado em variados estilos de forno, desde os industriais até para comércios e uso especial: fornos de padarias e pizzarias, para calcinação de minérios, em indústrias de vidro, regeneradores, incineradores de material hospitalar, etc.

Tijolo refratário para fogão a lenha
Outro uso popular do tijolo refratário é para confecção de fogão a lenha. Nesse caso, pode até ser utilizado em complemento aos tijolos tradicionais. Além de ajudar a manter a temperatura no aparato, ainda dá um charme no visual e garante boa resistência.

Vantagens e desvantagens

Entre as vantagens do tijolo refratário, destacamos:

  • A alta resistência a temperaturas extremas, bem como às variações bruscas da temperatura;
  • Resiste a esforços mecânicos;
  • Não gera umidade e diminui sua propagação em todo o ambiente;
  • Tem um preço interessante e acessível;
  • É visualmente bonito, valorizando a decoração do espaço;
  • Tem bom isolamento térmico e acústico, sobretudo comparado a outros tipos de tijolos.

Por outro lado, há algumas desvantagens também:

  • Não é indicado para a construção de paredes, pois tem baixa resistência à compressão;
  • Não se adapta a revestimentos devido à porosidade;
  • Em alguns projetos, precisa de uma base de tijolos tradicionais;
  • Não deve ser utilizado em locais com passagem de canos de água e energia elétrica.

Quanto mede um tijolo refratário?
De modo geral, o padrão muda conforme a estrutura e utilização. Em uma pesquisa convencional, o modelo mais popular nas lojas possui:
Altura: 11,4 cm
Comprimento: 22,9 cm
Espessura: 1,5 ; 2,5 ; 3,2 ; 4,4 cm

Em muitos projetos, não será necessário usar grande número de peças, por isso o valor é bem acessível. Encontre modelos de tijolos refratários em olarias, lojas de cerâmica e de materiais para construção.

Vale destacar que os tijolos devem ser mantidos em locais secos e cobertos. Não devem ser molhados antes do uso e a aplicação deve ser realizada sempre por mão de obra especializada. A argamassa utilizada deve ser de acordo com esse tipo.

Então, que tal usar tijolo refratário para construir diversas estruturas em sua casa? Esse modelo é acessível e dá base para os mais variados aparatos. Gostou de saber mais? Compartilhe o conteúdo. Boa sorte e até mais.
Fonte: Tijolo refratário – Para que serve, suas vantagens e desvantagens! https://casaeconstrucao.org/materiais/tijolo-refratario/

Carrinho de compras