Dicas para montar uma lista de material construção básico
Organizar uma lista de material de construção para sua obra vai facilitar o controle dos gastos, reduzindo desperdícios, perca de tempo na obra e evitando compras de última hora. Já com a lista pronta, você terá oportunidade de negociar preços com comerciantes e economizará nas compras dos produtos.
Veja quais itens são imprescindíveis na sua lista.
Montando a lista de material de construção básico
A construção/reforma demanda uma gama variada de produtos. São eles materiais estruturais, alvenaria, cobertura e acabamento.
É importante dividi-la de acordo com cada etapa da obra. A Segui o que necessita em cada um deles.
responsáveis pela edificação, proteção e vedação dos ambientes.
1. Materiais para estrutura
Parte inicial de qualquer obra é a estrutura responsável pela sustentação. Nessa etapa, você vai precisar de material de construção para laje, vigas e pilares, lembrando que é ideal ver questões de impermeabilização para evitar umidade na obra.
A lista para essa etapa da obra deve ter itens básicos como:
cimento, areia e pedra;
cal;
impermeabilizantes;
argamassa;
ferros;
pregos;
escoras;
madeira.
Cimento Todas as Obras Votorantim 50kgs CPII Z 32R
2. Materiais de alvenaria
Nessa etapa, é hora de levantar as paredes e ver o projeto ganhando forma. Alguns dos materiais usados na estrutura têm utilidade na alvenaria da casa, como também entra novos itens na lista:
blocos e tijolos;
tubos de PVC e acessórios;
reboco cimento ou gesso;
materiais elétricos, como fiações, conduítes e caixas de luz.
Tijolo Cerâmico Vermelho 19x19x09cm
3. Materiais para a cobertura
A terceira etapa é a cobertura. Além do telhado para cobrir a casa, você vai precisar de materiais para a captação da água de chuvas e também garantir conforto termoacústico. Necessitando comprar telhas, calhas, rufos, madeiras, mantas. Ainda deve incluir a caixa d’água.
Madeiramento;
Telhas;
Calhas e acessórios;
Mantas;
Caixa d´água.
Telha Americana Vermelha
4. Materiais para o acabamento
A quarta e última etapa da obra e a mais prazerosa. Pois lhe dá sensação de dever quase cumprido, você já comprará produtos específicos para acabamento de cada ambiente. É hora de buscar material para banheiro, cozinha, sala, quartos, fachadas entre outros. A variedade de produtos vai depender do projeto. Mas o básico estarão:
Esquadrias;
pisos e revestimentos;
tintas;
louças sanitárias;
interruptores.
Vaso Sanitário com caixa acoplada branco Logasa
Uma questão muito importante que deve saber é a quantidade de material que devo comprar?
A quantidade de material de construção vai ser calculada de acordo com os ambientes. Além metragem quadrada do imóvel, você terá que medir o tamanho das paredes e outros elementos estruturais, saber quais áreas a serem pintadas ou revestidas, dentre outras. A busca por ajuda especializada, como um arquiteto ou um engenheiro, pode evitar os desperdícios. Esses profissionais poderão elaborar um orçamento para tudo que você precisa.
Existem algumas dicas para quantificar alguns materiais. Como dos tijolos, por exemplo, calcular a metragem total, sem retirar da soma as esquadrias, altura x largura e leve em consideração o tipo e as dimensões do tijolo para saber quantos você vai precisar por metro quadrado. É bom adicionar 10% a mais para o caso de perdas.
No caso de pisos e revestimentos, você precisa verificar o rendimento do produto e dividir pela área para ter uma média de quanto vai precisar. Não se esquecer das áreas de rejuntes e sempre ter um adicional de segurança entre 10% e 15%.
O raciocínio acima vale para saber quantidade de tinta que você vai precisar. Mas verifique sempre pois o rendimento pode variar de acordo com a marca e o tipo de tinta, além do estado da superfície onde será aplicada. Então, considerar 10% a mais para garantir.